domingo, 7 de dezembro de 2014

O Antigo Império (2700-220 a.C.)

Oii gente! Tudo bom ?
Hoje vocês terão que me aguentar por quê eu estou inspirada.
Gente, posso falar ? Acreditam que ontem fomos na biblioteca no centro da cidade para procurar coisas bem legais pra vocês, e adivinha? Tava fechada, acreditam ? Ah, quis chorar.

Mas sem drama haha, hoje iremos conhecer mais sobre o Antigo Império! :)
O Antigo império, ou menfita, abrange desde a III até a IV dinastias, e seu traço mais característico é o culto ao rei deus. Os soberanos se consideram descendentes da divindade e associaram o culto real ao culto de Ra, deus do Sol. O exercício da autoridade do faraó se apoiava em sua origem divina. A administração central do império era presidida por um vizir ou primeiro-ministro e por um conselho de dez membros. O país foi dividido em províncias ou nomos (22 no alto Egito e 20 no baixo Egito),que eram governados por um delegado real ou monarca. As províncias pagavam impostos com gado, produtos agrícolas etc. E com trabalho (serviço, militar, construção de templos e obras públicas).
A terra pertencia ao faraó e era cultivada por camponeses, que recebiam uma parte da colheita para seu sustento. A partir da IV dinastia, iniciou-se um lento processo de surgimento da propriedade privada, a qual ficou documentada em forma de monopólios as fundações religiosas destinadas a manter o culto das estátuas (divinas, reais ou de particulares); os sacerdote dos templos das pirâmides controlavam as fundações religiosas e eram isentos do pagamento de impostos.
Zoner (2630-2603 a.C.) se destacou entre os reis da III dinastia. Ele realizou incursões pelo Sinai, pela Líbia e pela Núbia e estendeu a fronteirado império ao sul da primeira catarata. Deve-se a ele o estabelecimento do culto ao deus Ra e a construção das pirâmides escalonadas de Saqqarah. A IV dinastia (2575-2465 a.C.) foi a época das grandes pirâmides: as pirâmides de Quéops, Quéfren e Miquerinos e as duas pirâmides de Snefru (Dahsur e Meidum).
Com IV dinastia (2320-2180 a.C), chega ao fim a monarquia centralizada. Foram decisivas para esse processo as atitudes dos monarcas, que passaram a se considerar vice-reis e a considerar o cargo como hereditário.
 
Muito legal né ?
Gostaram ? Comente! J
Um beeeijo! <3 

Sem comentários:

Enviar um comentário