domingo, 30 de novembro de 2014

O Antigo Egito.

Oi gente, tudo bom? Pra iniciar nosso tour pelo Egito, temos hoje um post bem legal, vem conferir J

O desenvolvimento e a riqueza do antigo Egito se basearam, de certa forma, nas magnificas possibilidades oferecidas por sua localização geográfica. O Nilo serviu como artéria de comunicação e como elemento fertilizador, graças as inundações periódicas de suas margens. Além disso, o país possuía outras riquezas naturais: cobre no Sinai e ouro e prata no Mar Vermelho. Essas condições serviriam de suporte para uma civilização que durante quase dois milênios foi uma das mais prosperas da Antiguidade, apesar de suas fases de decadência. Entre os traços mais peculiares do antigo Egito destacam-se a concepção divina de sua monarquia e o sistema de governo centralizado, a monumentalidade de suas construções arquitetônicas, a complexidade e o poder de sua religião e, finalmente, o poderio militar do império.













Egito protodinástico e pré-dinástico:
As primeiras culturas do Baixo Egito se desenvolveram desde a metade do quinto milênio antes da era cristã até a metade do milênio seguinte. Nas primeiras fases, cultivam-se trigo e cevada e criam-se ovelhas, cabras, porcos e vacas. Com o quarto milênio já avançado, surge uma significativa produção de cerâmica.

  No Alto Egito, durante a etapa badariense (4400-3800a.C), ocorreria a passagem definitiva para o sedentarismo aparecem documentados sistemas de irrigação, tecidos de linho e sepulturas onde se encontram os bens do morto. O desenvolvimento pleno do Neolítico no Egito foi alcançado com as culturas de Nagada I e II (3800-3100ª.C). Na primeira delas, surgiram construídas embarcações de papiro e junco. Suas cerâmicas pretas e vermelhas com decorações geométricas ou naturalistas são famosas, na segunda etapa, que ocorreu no baixo Egito, constata-se o uso de sistemas de irrigação artificial e uma abertura dos contatos com o Mediterrâneo, Siria e Palestina. Entre outras produções destacam-se a indústria de sílex e as peças de xisto, além dos objetos de marfim. Conhece-se pelo nome do período pré-dinástico I e das dinastias II, originarias da região de Tinis. Menés, da dinastia I unificou o Egito.

É isso por hoje, se você gostou não esqueça de nos visitar novamente!
Abraços e fiquem com Deus! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário