domingo, 7 de dezembro de 2014

O segundo período intermediário e o Novo Império.

Oii gente! Tudo bom ?
Eu avisei que estava inspirada, mais um post neste domingo pra gente! Oba :D


O começo de uma nova fase de enfraquecimento do poder real abriu espaço para o segundo período intermediário (1780-1580a.C), que abrange desde a XIII ate XVII dinastias. Por volta de 1660ª.C, os hicsos de origem semita, invadiram o delta e fortificaram ali as cidades de Avaris, onde XV e a XVI dinastias estabeleceram sua capital. Atribui-se aos hicsos a introdução de carroças e cavalos no Egito, além de uma melhoria significativa dos instrumentos de guerra (flechas,  escudos , adagas e etc.) e da introdução da metalurgia do bronze. A resistência contra a dominação dos hicsos começou no sul, até que foram vencidos e expulsos pelos reis de Tebas após aproximadamente cem anos de permanência em território egípcio.
O Novo Império (1552-1069ª.C , XVIII-XX dinastias), foi um dos períodos de máximo esplendor do Egito antigo; o poder de seus faraós se sustentou principalmente na atividade expansionista destinada a consolidar o domínio no oriente Médio. As campanhas militares e o controle sobre novos territórios possibilitaram o enriquecimento do estado, graças aos espólios de guerra e aos tributos, e o inicio da criação de um novo Império. Tutmês II estendeu o poder do Egito desde a quarta catarata do Nilo até o rio Eufrates, derrotando núbios, mitânios, cananeus e sírios. Durante o reinado de seus sucessores, o império entraria em decadência.
O ataque dos povos do mar no delta, durante o reinado de Ramsés III (1184-1153ª.C), somando ao enfraquecimento progressivo do prestigio da monarquia diante da consolidação do poder do sumo sacerdote de Tebas, e, por último, a ruina econômica do Império, terminariam num processo de desintegração do estado.
 
Um beeeijo! <3 

Sem comentários:

Enviar um comentário