domingo, 7 de dezembro de 2014

O Terceiro período intermediário e a Baixa Época

Volteeeei *-*
Com a morte de Ramsés IX tem inicio o terceiro período intermediário (1069-664ª.C). Ao longo de 130 anos, o controle do país esteve dividido entre os reis de Tinis (XXI dinastia ou dinastia tinita, 1069-1043ª.C) e os sacerdotes de Amon, em Tebas.
Durante o século X a.C, um grupo de chefes se instalou em baulatis (ente Mênfis e Tinis)e, após a morte de Psusenes II (959-945ª.C), último monarca da X dinastia, Shshonq (945-924ª.C)fundou a XXII dinastia. Esse monarca tentou energicamente reunificar o país. Restabeleceu as relações comerciais com Biblos, realizou diversas incursões na Nubia( que havia se tornado independente durante a XXI dinastia) e venceu Rehoboam em Jerusalém (c.925ª.C). No entanto, transcorrido quase um século após sua morte, os desafios contra o poder do faraó, originados primeiros em Teba, e estendidos depois ao resto do Egito, levaram o país a fragmentação e à guerra civil. Estabeleceu-se em Leontópolis uma nova dinastia, a dinastia XXIII, e na região do delta surgiram muitos chefes locais que se rodearam de suas próprias cortes. 
Paralelamente, Em Napata, perto da quarta catarata, configurou-se um reino núbio independente, dirigido por Peye, que aproveitando as rivalidades entre as diferentes dinastias, conquistou Tebas e, após derrubar Tefnajte de Sais (XXIV dinastia), apoderou-se de todo o país e conseguiu o reconhecimento dos monarcas das XXII e XXIII dinastias.
O final desse período foi marcado pela poderosa presença assíria. Os egípcios foram derrotados, junto com seus aliados palestinos, e, depois, as tropas de Assaradão e Assurbanipal, ocuparam todo o país e o deixaram nas mãos de Necau I.

Durante a XXVI dinastia, o Egito se tornou uma importante potência marítima; Náucratis, no delta do Nilo, foi uma das cidades mais prosperas, graças ao comercio com os gregos. Essa prosperidade no entanto foi Efêmera. Os persas se apoderaram no reino, e Cambises, depois de sitiar Mênfis (525ª.C), tornou-se o primeiro monarca da XXVII dinastia.
Um big beijãao :*

Sem comentários:

Enviar um comentário