segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A pirâmide de Saqqarah

Oi gente, hoje vamos ter muitos posts legais! J

A pirâmide de Saqqarah, que é formada por seis corpos escalonados e mede 60m, preside o conjunto Funerário de Dyeserit.
Em Tebas, uma família de caudilhos iniciou a reorganização do  sistema politico e enfrentou os soberanos de Heracleópolis. Mentuhotep i foi o primeiro faraó  da XI dinastia tebana que conseguiu ser reconhecido como rei de todos os nomos do alto e do baixo Egito, mas até a XII dinastia o faraó não recuperou completamente o poder.
Durante o Médio Império (2050-1785 a. C. , XI-XII dinastias), a administração foi novamente centralizada e organizada de forma similar a do Império Antigo ,e criou-se um exército permanente. Os faraós da XI dinastia restringiram a autonomia provincial, dirigiram  sua expansão pra a Núbia e consolidaram.

 Relevo do templo de Sthi I, em Ábidos . O faraó aparece junto ao deus Hórus, que se apresenta em sua forma de homem com cabeça de  falcão.
A rota comercial que atravessava o deserto arábico. Durante A XII dinastia, a capital seria novamente instalada em Mênfis, Sesóstris I (1978-1928 a. C.) anexou definitivamente a Núbia e estabeleceu a fronteira do Império na terceira catarata do rio Nilo. Diversas fortificações forao construídas no delta e na segunda catarata e foram executadas obras de El Fayum, as quais tornaram úteis mais 11.000 hectares para a agricultura intensificou-se também a exploração das minas de ouro da baixa Núbia e foram abertas rotas comerciais em direção aos Sinai, Creta, Biblos e ao Paìs Punt (Somália), aonde os egípcios iam em busca de produtos como ouro, marfim, mirra, peles e plumas e avestruz. As construções funerárias monumentais reapareceu (templos de Elefantina e Gebelein) e a literatura alcançou sua época de maior explendor.
Abraços gente !

Sem comentários:

Enviar um comentário