segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Religião e morte do Nilo

Olá pessoas :)
Os egípcios consideravam a si mesmos como os romet, os seres humanos , titulo negado aos estrangeiros . a paisagem caracterizada pela riqueza da margens do rio Nilo e pelas extensas zonas desérticas , evocava de forma constante o contraste entre a vida e a morte, e a ideia de continuidade e permanência do mundo que os rodeava , noções muito arraigadas nas crenças egípcias .
A religião era extremamente complexa, com um grande número de divindades e diversas concepções cosmogônicas. Entre as divindades de perfil estatal, destacavam-se Montu e Amon. O primeiro era um deus local adotado pelos faraós da XI dinastia , como o deus supremo de Tebas. A dinastia seguinte o substituiu por Amon (o misterioso, o desconhecido, o obscuro), que mais tarde seria assimilado pela figura de Ra ( o sol, a luz que ilumina o mundo). Amon_Ra era considerado o rei dos deuses e reunia todas as virtudes possíveis: a verdade , a inteligência,a força criadora e organizadora do mundo.

No panteão egípcio figuravam outras divindades. Khonsu, filho de Aman e de Mut, representado pela imagem de um gavião, seria identificado a partir da XII dinastia , com o deus lunar Thot. Este último era a principal deidade de Hermópolis e personificava , em essência, a sabedoria e a escrita. Maat, esposa de Thot e filha de Ra , era a imagem da integridade , da retidão e da verdade.
Osiris era provavelmente a divindade mais popular; a narração mítica de sua origem conta eu casamento com uma irmã, Isis, o nascimento do filho Hórus, e sua morte pelas mãos de seu outro irmão Seth, Hórus vingou o assassinato do pai e desterrou o tio. Depois, junto com a mãe recuperou os pedaços de Osiris espalhados pelo Nilo e conseguiu devolver a vida a seu corpo. Para os egípcios ,Isis representava a esposa fiel e a mãe por excelência.
Anúbis, que também era filho de Osiris ,era a divindade mais importante da cidade de Kynópoli, era encarregado de presidir e guardar as necrópoles e deduzir os mortos até a outra vida e apresenta-los perante o tribunal de seu pai. Aparece muitas vezes representado com o aspecto (ou apenas uma cabeça) de um chacal ou de cão.
Beijooos :)

Sem comentários:

Enviar um comentário