segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

O idioma e a escrita egípcios

Oi gente, mais um post pra vocês!
O idioma egípcio possuía muitas afinidades com os idiomas semíticos e camíticos. Baseava-se em duas categorias paralelas de sinais : os fonogramas ou sinais fonéticos ( que incluíam uma espécie de alfabeto de 24 simbolos com uma só consoante ou com varias consoantes , sem incluir vogais ) e os ideogramas, cada um deles dotado de um significado especifico. Em conjunto, aproximadamente setecentos sinais permitiam representar múltiplas composições fonéticas. Embora , em teorema , houvesse diversas forma de escrever um mesmo conceito , utilizava-se um sistema padrão , baseado na apresentação de fonogramas seguidos de diversos ideograma , cuja função era indicar ou fixar o significado do fonograma , atuando como determinativos .     

Hieróglifo ou hieroglifo é cada um dos sinais da escrita de antigas civilizações, tais como os egípcios, os hititas, e os maias. Também se aplica, depreciativamente, a qualquer escrita de difícil interpretação, ou que seja enigmática. Hieróglifo é um termo originário de duas palavras gregas: ερός (hierós) "sagrado", e γλύφειν (glýphein) "escrita". Apenas os sacerdotes, membros da realeza, altos cargos, e escribas conheciam a arte de ler e escrever esses sinais "sagrados".
A escrita hieroglífica constitui provavelmente o mais antigo sistema organizado de escrita no mundo, e era vocacionada principalmente para inscrições formais nas paredes de templos e túmulos. Com o tempo evoluiu para formas mais simplificadas, como o hierático, uma variante mais cursiva que se podia pintar em papiros ou placas de barro, e ainda mais tarde, com a influência grega crescente no Oriente Próximo, a escrita evoluiu para o demótico, fase em que os hieróglifos iniciais ficaram bastante estilizados, havendo mesmo a inclusão de alguns sinais gregos na escrita.
Com a invasão de vários povos estrangeiros ao longo da sua história, a língua e escrita locais foram se alterando, incorporando novos elementos. Fatores decisivos foram a introdução dos idiomas grego e latino, com a conquista pelos respectivos impérios. Também o cristianismo, ao negar a religião politeísta local, contribuiu bastante para que o conhecimento desta escrita se perdesse, no século V depois de Cristo. Tudo o que estava relacionado com os antigos deuses egípcios era considerado pagão, e portanto, proibido.                  
Beijos :**              

Sem comentários:

Enviar um comentário